terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sexismo, um eterno inimigo.

Há apenas alguns minutos, esse texto de Marjorie Rodrigues foi postado no blog "O Biscoito Fino e a Massa", de Idelber Avelar.

(Antes de acompanharem minha argumentação, por favor, leiam o texto acima linkado.)

Concordo com muitas coisas ditas ali. Entretanto, creio que a vitória de Dilma diz muito menos à diminuição da violência discriminatória e machista diariamente praticada contra a mulher do que, por exemplo, ao "começo do fim" das oligarquias midiáticas brasileiras. Este último acontecimento, sim, está claramente em curso.

Já o machismo, infelizmente, não será derrubado no Brasil apenas com a provável eleição de Dilma (como diz, aliás, o texto citado). Apesar de isso poder engendrar uma maior participação da mulher na política nacional, fato é que, em nossas práticas cotidianas, as mulheres continuam sendo um grupo extremamente ridicularizado em diversas atividades.

Sendo assim, para que esse quadro mude, devemos utilizar o fator Dilma como uma propulsão para essa luta contra o sexismo. Uma "simples" vitória da mulher em um contexto macro não vai, por si só, causar uma mudança na estrutura de nossa sociedade; o que deve ser buscado, no dia-a-dia, são as pequenas vitórias sobre o machismo. Nada disso, porém, deve ser realizado de maneira isolada: juntamente às pequenas atitudes, as mulheres (e também os homens) conscientes devem espalhar tal consciência para o máximo de pessoas, agindo politicamente.

Um comentário:

Thamires disse...

Olá Pedro, eu li esse post no biscoito fino, no entanto, acho que sim, vários dos argumentos que a mídia bem como a oposição usam , utilizam de discursos negativos acerca da imagem feminina. Vejamos, todo esse alarde em torno da questão do aborto ,e todo bombardeio em cima da Dilma não é meramente uma questão religiosa e moral que as grandes bases que direcionam o destino do país tendêm a atacá-la.
Ela envolve sim, e é fato, toda uma gama de esteriótipos e estigmas sobre a mulher: a mulher insegura; a mulher extremista;a mulher que não sabe falar direito (é assustador mas ainda têm pessoas que ainda alegam isso); a mulher que se encontra ou pode vir a se encontrar numa categoria de status, poder e prestígio, infelizmente sempre têm uma tendência de diversos setores a ser desprestigiada.
É muito complicado isso, e mais ainda, ver que através de algumas pesquisas percentuais sobre a porcentagem de eleitores para Dilma, a maioria que disse votar nela foram os homens.
Agora a questão é...será que as mulheres não devem refletir um pouco sobre todo esse ataque político que ela veem sofrendo , por esse viés a que eu me referi?
E veja bem...infelizmente essa parte da população tende a julgar e criticar de maneira negativa exatamente aquilo que desejam tanto que desapareca da sociedade brasileira : toda essa cultura patriarcal e machista.